Cuidados com o microcimento recentemente aplicado
O possível o risco de se riscar e sofrer perda de brilho nos pavimentos de microcimento sempre ocorre nas suas primeiras semanas. Um pavimento, já endurecido a 100%, tem umas qualidades mecânicas superiores que lhe permitem manter um aspeto imbatível com o passar do tempo. Os nossos pavimentos cimentícios requerem cerca de 4 semanas para conseguir a sua máxima dureza.
Um pavimento de microcimento recém-terminado não deve ser pisado nos próximos 3 dias. É vital a colocação de protetores nas patas ou suportes dos móveis, cadeiras ou mesas. Evitar totalmente o arrastar de móveis ou electrodomésticos sobre um pavimento de Microcimento.
Estes pavimentos alcançam nas primeiras 48 horas aproximadamente a metade da sua resistência. O frio, com temperaturas inferiores a 10ºC pode parar ou desacelerar o processo de endurecimento.
Cuidados nas primeiras 72 horas
Manter temperatura das áreas entre os 17ºC a 25ºC. Não é recomendável tão pouco subir acima de esta temperatura.
Não pisar o pavimento nem realizar trabalhos nos locais tratados.
Evitar totalmente as goteiras, o derrame de líquidos e a humidade neste período. A humidade e/ou água branqueiam as resinas de poliuretano quando este não está completamente seco (o verniz de poliuretano necessita 10 dias para expulsar toda a sua humidade interna e atingir a sua máxima dureza).
Não lavar, molhar, limpar ou atacar o pavimento baixo nenhum conceito.
Não proteger o pavimento com cartões ou papel.
Cuidados antes de atingir os 10 dias da aplicação da última camada de poliuretano bicomponente
Não realizar trabalhos de pintura, construção ou similar nos locais tratados. Se os realizar, deve proteger completamente o pavimento com cartão duplo e nunca usar escadas sem proteções nas patas.
Limpar apenas com água e sem meios mecânicos abrasivos nem detergentes de nenhum tipo. Em caso de limpeza, não deixar charcos de água acumulados.
Em nenhum caso pode deixar cair pintura, cola ou líquidos, já que se podem misturar com o nosso poliuretano e a sua limpeza resultará praticamente impossível posteriormente.
Evitar os golpes ou queda de objetos sobre o pavimento.
Utilizar o pavimento com cuidado.
Não utilizar ácidos ou bases para a limpeza do pavimento, apenas detergentes neutros (similares aos que se utilizam para mármore ou pavimentos de madeira) e aclarar bem.
Cuidados a partir do primeiro mês
Recomendamos aplicar uma cera acrílica a cada mês para ajudar na sua proteção.
Evitar sempre o contacto com solventes fortes, aguarrás, água-forte ou qualquer tipo de ácidos ou produtos corrosivos.
Em caso de perda de brilho devido ao uso em pavimentos lisos pode-se realizar uma operação de limpeza e polimento consistente com uma limpeza enérgica com desincrustante específico e máquina polidora rotativa (com um disco de esponja de polir), aclarar e aplicação de uma cera acrílica.
No caso das bancada de cozinhas, não colocar frigideiras ou panelas quentes sobre o Microcimento. Coloque sempre protetores nas patas ou suportes de móveis, cadeiras ou mesas. Evitar totalmente o arrastar de móveis ou eletrodomésticos sobre um pavimento de Microcimento.